L-Check 1

MONIRI
Tratamento da Otite serosa

MONIRI OTOVENT

O que é otite serosa?

  • Otite serosa é acumulação de líquido atrás do tímpano sem sinais de infeção no ouvido. O líquido reduz a mobilidade do tímpano causando uma falta de audição. Se não for tratada, pode afetar a aquisição da linguagem e o desenvolvimento global da criança.

Qual é a causa de otite serosa?

  • A comunicação entre o ouvido e o nariz é chamado trompa de Eustáquio. A trompa permite drenagem de líquido e compensação de alterações na pressão. Otite serosa é causada pelo funcionamento inadequado da trompa de Eustáquio em crianças. Fatores predisponentes para otite serosa incluem: idade entre 2-5 anos, frequência no infantário, irmãos, pais fumadores, doença alérgica conhecida, constipações de repetição.

Que tratamentos existem para otite serosa?

  • Tratamento de autoinsuflação, para abrir a trompa de Eustáquio com aumento de pressão no nariz, ajuda a drenar o líquido no ouvido e restaurar a audição.

  • Tratamento cirúrgico com colocação de tubos de ventilação no tímpano é realizada sob anestesia geral e é considerado se o tratamento não-cirúrgico não for eficaz.

O que é o Dispositivo Moniri?

  • O Moniri é um novo dispositivo não invasivo de autoinsuflação permitindo o tratamento de otites em crianças. Moniri® é um dispositivo que tem como finalidade restabelecer e normalizar a pressão negativa no ouvido médio a qual é consequência da disfunção da Trompa de Eustáquio. Os estudos clínicos mostram que até 80% das cirurgias podem ser evitadas usando este tratamento.